sexta-feira, 23 de abril de 2010

Xô!


Desde que o mundo é mundo, existe um grande malefício convivendo conosco. Trata-se de um convidado inconveniente, que não deveria ter comparecido em todas às vezes que fora chamado na história, mas veio e causou. Presente apenas quando faz-se necessário a repreensão, a crítica, a condenação; a censura é um instrumento no qual só consegue-se produzir músicas ruins.

Gregos, Romanos, Maias, Astecas, Incas; talvez nem soubessem o que seria exatamente a censura, mas já faziam excelente uso da mesma. Dominação dos mais fracos, obrigando-os a seguir suas regras, imposição de severas leis, e obediência total eram os princípios básicos. Ao passar do tempo, inegavelmente, muitas coisas mudaram e nossa não-desejável convidada não foi exceção à regra.

Ela mudou, exatamente como uma cobra: trocando apenas a pele. Mudou as suas formas de se manifestar, mudou o seu jeito de agir e atingir outrens. "Modernizou-se". Passou por guerras religiosas, ditaduras, conflitos mundiais e atingiu o mais alto nível evolutivo. Conheceu a Internet e como nós, viciou-se, aproveitando também para exercer seu poder.

Engana-se quem acha que a censura acabou e a democracia revigorou. Somos censurados todos os dias sem nem sentir. Ou você acha que programas, novelas, jornais e a rede mundial de computadores só estão aí para nos fazer rir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário